sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Causas e Mecanismos das Lesões Celulares

Causas e Mecanismos das Lesões Celulares

A célula normal é capaz de dar conta das demandas fisiológicas normais, a chamada homeostase normal. Estresses fisiológicos pouco mais excessivos ou alguns estímulos patológicos podem acarretar uma série de adaptações celulares fisiológicas e morfológicas, durante as quais estados constantes novos, porém alterados, são alcançados preservando a viabilidade da célula e modulando sua função a esses estímulos. Se os limites da resposta adaptativa a um estímulo forem ultrapassados, ou, em certos casos, quando a adaptaçao é impossível, sobrevém uma sequência de eventos, chamada genericamente de lesão celular. Esta lesão celular pode ser reversível ou irreversível.

* As alterações celulares reversíveis são assim chamadas pois permitem que a célula lesada volte a ter aspecto e função normais quando o estímulo agressor é retirado.
* A lesão celular é irreversível quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular


Causas de lesão celular:

* Privação de oxigênio (hipóxia ou anóxia) - asfixia, altitudes extremas.
*
Isquemia - obstrução arterial.
*
Agentes físicos - queimaduras, radiação solar,trauma mecânico,choque elétrico.
*
Agentes químicos - álcool, medicamentos, poluentes ambientais, drogas ilícitas,veneno.
*
Agentes infecciosos - vírus, bactérias, fungos.
*
Reações imunológicas - doenças auto-imunes, reação anafilática.
*
Anormalidades genéticas - anemia falciforme.
*
Desequilíbrios nutricionais - má nutrição, obesidade.


Há diversos princípios que são relevantes à maioria das formas de lesão celular:

* A resposta celular a estímulos nocivos depende do tipo de lesão, sua duração e sua intensidade.
* As consequênsicas da lesão celular dependem do tipo, estado e adaptabilidade da célula lesada.
* Embora os sítios bioquímicos precisos da ação de muitos estímulos sejam difíceis de assinalar, quatro sistemas intracelulares são particularmente vulneráveis: manutenção da integridade das membranas celulares; respiração aeróbica envolvendo a fosforilação oxidativa mitocondrial e produção de trifosfato de adenosina (ATP); síntese de proteínas; preservação da integridade do aparelho genético da célula.
* Os elementos estruturais e bioquímicos da célula estão tão intimamente inter-relacionados que seja qual for o ponto preciso do ataque inicial, a lesão em um locus produz efeitos secundários generalizados.
* As alterações morfológicas da lesão celular tornam-se evidentes somente depois de algum sistema bioquímico crucial dentro da célula ter sido atingido.


Mecanismos Bioquímicos:

1 -Depleção do ATP
2- Acúmulo de radicais livres do oxigênio
3- Cálcio intracelular e perda da homeostase do cálcio
4- Defeitos na permeabilidade das membranas
5- Lesão mitocondrial Irreversível


As lesões celulares reversíveis podem levar ao edema celular ou à esteatose.

* O edema intracelular ocorre quando a célula é incapaz de manter o seu equilíbrio iônico, ocorrendo entrada e acúmulo de sódio e água na célula.
* A esteatose ocorre por hipóxia, agressão por toxinas ou alterações metabólicas. Neste caso formam-se vacúolos pequenos ou grandes de gordura no citoplasma, que podem deslocar o núcleo para a periferia da célula.


As lesões celulares irreversíveis levam à morte celular ou por meio do mecanismo de necrose ou pelo mecanismo de apoptose.

* A necrose refere-se a um espectro de alterações morfológicas que sucedem a morte celular no tecido vivo, em grande parte resultantes da ação degradativa progressiva de enzimas sobre a célula letalmente lesada. A aparência morflógica da necrose resulta de dois processos concomitante: digestão enzimática da célula e desnaturação de proteínas. No paciente vivo, a maioria das células necróticas e seus restos desaparecem por um processo combinado de digestão enzimática e fragmentação, como fagocitose dos restos particulados por leucócitos.

* A apoptose é também chamada de morte celular programada em virtude do seu mecanismo envolver a degradação do DNA e das proteínas celulares segundo um programa celular específico. Nesta forma de morte celular não há vazamento de proteínas através da membrana celular, ocorrendo fagocitose da célula apoptótica sem inflamação local.
A apoptose pode ser fisiológica (quando ocorre a destruição programada de células durante a embriogênese e a involução mamária após a lactação) ou patológica (ocorre em condições tais como hepatite por vírus (hepatócitos apoptóticos), atrofia acinar após a obstrução de ductos glandulares e destruição de células lesadas por radiação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário