quarta-feira, 3 de março de 2010

Amiloídose

Glomérulo com aumento da matriz mesangial, à custa de material amorfo eosinofílico (róseo), que representa a substância amilóide depositada.

Amiloidose é uma patologia na qual ocorre acúmulo, em vários tecidos de amilóide, uma substância proteica rara (que normalmente não está presente no corpo). Há três tipos de amiloidose:
  • Amiloidose Primária: causa desconhecida, sendo que a doença pode estar associada a alterações das células plasmáticas, como o mieloma múltiplo;
  • Amiloidose Secundária: resulta de outras doenças (pe: tuberculose, infecções dos ossos, artrite reumatóide, febre familiar do Mediterrâneo ou ileíte granulomatosa);
  • Amiloidose Hereditária: afeta os nervos e certos órgãos e foi detectada em indivíduos provenientes de Portugal, da Suécia, do Japão e de muitos outros países.

Uma quarta forma pode estar associada ao envelhecimento normal, afectando sobretudo o coração. O diagnóstico é fácil (técnica microscópica com uma coloração específica - vermelho congo), embora seja dificultado pela associação da amiloidose a diversas outras doenças e devido à grande diversidade de sintomas. O prognóstico é diverso, indo desde a inofensividade até à doença terminal.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amiloidose

Nenhum comentário:

Postar um comentário