terça-feira, 9 de março de 2010

Os perigos de se ter um piercing


Os piercings são cada vez mais comuns, mas a maioria das pessoas não sabe os riscos do adereço.

A falta de higiene ajuda para que uma infecção surja, mas mesmo que o profissional que está realizando a perfuração observe todos os cuidados de higiene e o material do piercing seja inerte, como o aço cirúrgico, o risco de complicações ainda existe.

O perigo fica ainda maior quando os adereços são colocados em áreas formadas por cartilagem ou em locais úmidos como a boca e os genitais. Em entrevista a revista Veja, Gilberto Sitchin, otorrinolaringologista do Hospital São Luiz, em São Paulo explicou que os locais feitos de cartilagem, como algumas partes da orelha, são pouco vascularizados o que dificulta a resposta do corpo a alguma infecção.

Já as áreas úmidas são perfeitas para a proliferação de bactérias, principalmente os genitais que além de ficarem perto do ânus sempre estão em contato com secreções naturais do corpo como a menstruação e a urina. Além de quelóides as perfurações feitas nessas áreas podem provocar rejeição e irritações na pele.

Quanto aos piercings que são feitos na boca, segundo cientistas da Universidade de Ohio eles podem causar até mesmo a perda de dentes. Depois de realizarem pesquisa sobre os malefícios que o acessório nos lábios pode causar, os pesquisadores alertaram para os perigos envolvidos na colocação e manutenção do objeto.

De acordo com os especialistas o acessório esbarra nos dentes podendo causa retração da gengiva e até mesmo a perda de algum dente. Eles também alertam para a quantidade de tempo que uma pessoa fica com o objeto nos lábios, pois os problemas tendem a se intensificar com o uso prolongado do acessório.

Para quem insistir em fazer um piercing, aqui estão alguns cuidados para pelo menos evitar infecções:

  • Lave bem as mãos antes de tocá-lo, de preferência com sabonete anti-séptico;
  • Limpe seu piercing diariamente. Coloque sabonete líquido no local até formar espuma e gire jóia com cuidado, é bom deixar o produto no lugar durante alguns segundos para garantir a higienização;
  • Se o seu piercing for na boca, use anti-séptico bucal diluído em água após todas as refeições;
  • Na fase de cicatrização lave o piercing 2 vezes ao dia;
  • Não deixe que outras pessoas toquem no local sem terem lavado as mãos;
  • Evite sauna, piscina e excesso de sol;
  • Não use roupas justas e tecidos sintéticos que dificultam a respiração da pele e podem irritar o local da perfuração;
  • Só retire o piercing quando o local estiver completamente cicatrizado, isso impede o alargamento do ferimento.
Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/materias/os-perigos-se-ter-um-piercing

Nenhum comentário:

Postar um comentário