quinta-feira, 18 de março de 2010

Os efeitos do cigarro sobre o organismo.


Eis alguns dos efeitos do cigarro sobre o organismo humano:

- Nos olhos, o fumo produz a ambliopia tabágica, que representa a debilitação do sentido da visão e distorção do ponto de foco visual.

- Quanto ao olfato, o fumo irrita a mucosa nasal e distorce a função olfativa.

- Na boca ocorrem os cânceres dos lábios, língua, além de enfermidades nas gengivas, incluindo até perda de dentes.

- Na laringe, o fumo dilata as cordas vocais, e produz rouquidão, não sendo raro o câncer nesse local derivado do uso do cigarro.

- Nos pulmões, a sucessão de enfermidades produzidas pelo hábito de fumar é notória: enfisema, bronquite, asma e o mortal câncer pulmonar.

- No aparelho circulatório ocorrem o aumento da pressão arterial, obstrução de vasos sangüíneos, aumento de colesterol, todos fatores conducentes a ataques cardíacos.

- Nos órgãos digestivos o fumo produzi a úlcera péptica dado o aumento da acidez, além de distúrbios vários no duodeno, e câncer do estômago.

- No útero, ocorre aceleração das batidas do feto. Os bebês nascem com menos peso e ocorre probabilidade maior de nascimentos prematuros.

- Nos órgãos urinários pode ocorrer o adenocarcinoma, uma forma de câncer.

- A qualidade do leite materno é afetada para a mãe fumante, pois substâncias tóxicas são transmitidas à criança, o que lhe causa irritabilidade e transtornos digestivos. Também o hábito de fumar tende a diminuir a quantidade de leite.

- Estudos recentes indicam que o cigarro é causa de redução de interesse sexual e produz impotência.

Fonte: http://www.sabincor.com.br/noticias.php?cont=22

Nenhum comentário:

Postar um comentário