quinta-feira, 11 de março de 2010

Angiodermite pigmentar

Manchas que atingem as pernas resultantes do extravasamento de sangue de pequenos vasos sanguíneos. Acomete adultos e idosos que permanecem muito tempo em pé ou sentados. As células vermelhas do sangue, que saem dos vasos, dão origem à pigmentação de cor ocre resultante. O excesso de peso e as varizes favorecem o surgimento do quadro.

As manchas atingem as pernas e tornozelos, começando bem pequenas e progressivamente confluindo para formar manchas maiores. Com a evolução, forma-se uma mancha, com formato de bota, de coloração castanha, ocre ou marrom.

A angiodemite pigmentar pode ser o estágio precursor de uma úlcera de estase, quando forma-se uma ferida de difícil cicatrização, geralmente iniciada por um pequeno traumatismo.


Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/angiodermite.shtml

Como medidas de prevenção, recomenda-se evitar o excesso de peso e permanecer em pé ou sentado por muito tempo. Para pessoas cujas profissões as obrigam a ficar nestas posições, é indicado o uso de meias elásticas compressivas e elevação dos membros sempre que possível. Também é recomendável adquirir o hábito de caminhar.

As manchas são permanentes, de difícil remoção. O médico dermatologista é o profissional indicado para o correto diagnóstico da angiodermite.

3 comentários:

  1. Que remedio e bom para acabar com a doença ?

    ResponderExcluir
  2. Qual o risco que tem ao idoso de 76 anos essa doença pode causar quando a mancha já está dos pes até os joelhos e ñ tem dor e nem coceiras Boa noite Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Qual o risco que tem ao idoso de 76 anos essa doença pode causar quando a mancha já está dos pes até os joelhos e ñ tem dor e nem coceiras Boa noite Ricardo

    ResponderExcluir