sábado, 27 de março de 2010

Doença da arranhadura do gato.

Doença infecciosa associada a arranhaduras de gatos, mordidas ou exposição à saliva do animal, causando inchaço crônico dos linfonodos (linfadenopatia).

A doença da arranhadura do gato é causada por um bacilo Gram-negativo (um tipo de bactéria) atualmente conhecido como bacilo DAG ou Bartonella henselae. A doença se propaga pelo contato com um gato infectado, como resultado de uma mordida ou arranhadura do animal, ou pelo contato da saliva do gato na pele ferida ou na conjuntiva ocular.

O inchaço dos linfonodos começa cerca de 2 a 3 semanas após a exposição e pode persistir durante meses. No local da infecção inicial pode surgir um edema acompanhado do linfonodos aumentados ao longo da via de drenagem da linfa, a partir desse local. Às vezes, os nodos podem formar uma fístula através da pele e expelir secreção.

A doença da arranhadura do gato é, possivelmente, a causa mais comum do inchaço crônico dos linfonodos em crianças. Até o momento, a doença não era reconhecida devido à falta de exames. Recentemente, porém, o exame IFA para B. henselae demonstrou ser altamente sensível e específico para a detecção da infecção causada por esse bacilo e para o diagnóstico da doença.

Fonte: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001614.htm

Um comentário:

  1. Nossa..
    Será que mesmo em gatos com a vacinação em dia e castrados?
    Convivo com uma gata a 1 ano e pouco dou banho uma vez no mês, tem todas as vacinas e nunca senti nada.

    guiamodamulher@gmail.com
    Me mande mais informações.

    ResponderExcluir